quinta-feira, 24 de maio de 2012

Intercâmbio Sobre "Ambiente": Portugal Moçambique


Com o objetivo de aproximar ambos os países e sensibilizar as crianças para o respeito pelo meio ambiente, jovens dos 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas da Bobadela e de Bucelas, em Portugal, e da 8ª classe das Escolas Secundárias do Chibuto e de Malehice começaram, no mês de fevereiro, a trocar cartas de apresentação e informações sobre o tratamento do lixo nos seus países.





Como pode a reutilização de uma garrafa de plástico ou de um pacote de leite melhorar a qualidade de vida de alguém? Para que serve a reciclagem se não reduzirmos o consumo?

A exposição “Parar Para Pensar” que esteve patente durante a 2ª Semana de Educação para o Desenvolvimento – Loures e, posteriormente, na Sessão de Encerramento do Projeto, no passado 14 de junho, no Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, em Loures, mostrou alguns dos trabalhos que resultaram desta partilha de saberes entre pares, intercontinental. O próximo vídeo mostra algumas das experiências proporcionadas pelo intercâmbio.




No dia 25 de julho, os alunos participantes das Escolas Secundárias do Chibuto e de Malehice, em Moçambique, receberam os materiais realizados pelos seus pares, em Portugal.

As molduras, marcadores e carteiras, oferecidos pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Bucelas e da Bobadela, foram entregues em mão, nas respetivas escolas do Distrito do Chibuto, pela presidente da Direção da AIDGLOBAL e Coordenadora do projeto, Susana Damasceno, e pela representante da Organização em Moçambique, Maria Pinheiro.